Novo Itacolomi: Secretaria da Família realiza visita técnica ao município 30/10/2020 - 11:37

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) realizou visita técnica ao município de Novo Itacolomi, região Norte do Estado, na segunda quinzena de julho. A equipe do escritório regional de Apucarana se reuniu com o órgão gestor de assistência social e técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para tratar de demandas referentes ao Plano de Providências e Metas da Comissão Intergestores Bipartite do Estado (Cib-PR).

A Cib exerce a função de pactuar a organização do Sistema Estadual de Assistência Social proposto pela Seds, o órgão gestor no Paraná. O grupo atua na definição de estratégias para que os programas sejam implantados, conforme determina o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Segundo a chefe do escritório regional de Apucarana, Juliana Eliza da Silva, também foi possível visitar o Cras do município para conhecer sua estrutura e estágio de atuação. O encontro permitiu considerações a respeito do PAIF, Serviços Tipificados e IDCRAS, além de conhecer o trabalho das oficinas de arte, dança e inclusão produtiva.

“Nossa intenção é sempre levar orientações técnicas que permitam ajustes para que a unidade do Cras tenha, nas próximas avaliações, uma conceituação superior a atual”, afirmou Juliana.

O Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) combina fatores para indicar o estágio de desenvolvimento em que o Cras se encontra, as dimensões avaliadas são: atividades realizadas, horário de funcionamento, recursos humanos e estrutura física.