CIB encaminha ações de assistência social para 2019 30/10/2020 - 11:39

O Plano de Ação para Elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2019 foi um dos temas tratados na reunião bimestral da Comissão Intergestores Bipartite do Estado (CIB/PR), realizada no final de outubro. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Nádia Moura, se apresentou ao grupo, como a atual coordenadora da comissão.

Dentre os demais assuntos analisados estavam a proposta da terceira edição do Incentivo à Pessoa Com Deficiência, recurso destinado aos municípios para aquisição de veículos adaptados; e o mutirão para a atualização do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que está sendo realizado nos municípios. 

ATUALIZAÇÃO -  Para garantir a atualização dos participantes no BPC, a Secretaria da Família, em parceria com a Celepar, elaborou um levantamento com dados sobre as 56.728 pessoas que ainda precisam fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A meta é alcançar todos os beneficiários até 15 de dezembro.

“Estamos atuando em conjunto para que os cidadãos que necessitam dos programas, benefícios e serviços da assistência social recebam um atendimento eficiente e de qualidade”, destaca a secretária.

O representante governamental da CIB, Dorival da Costa, ressaltou que a reunião foi fundamental para encaminhar ações importantes que estão em andamento e que serão implantadas no próximo ano.  

“A CIB aglutina, para além do conselho, sociedade civil e representações do Estado, no sentido de dar mais voz a quem executa. Isso auxilia o Ceas [Conselho Estadual de Assistência Social], que é o órgão deliberativo, para ter mais clareza e impacto nas decisões”, ressalta